Seminário confirmado: As Marching bands e Drum corps por Erihuus Luna



Tema: As Marching bands e Drum corps: Conceito, formação e impacto no movimento de bandas da Paraíba
Expositor: Erihuus de Luna Souza


Resumo:
Este seminario divide-se em três partes: na primeira parte serão apresentados os motivos para o trabalho. As bandas são reveladas em um sentido mais amplo e diacrônico, assim como os conceitos sobre a Marching bands e Drum corps, suas particularidades e similaridades com as bandas de música e marciais do Brasil. Um pouco da historia deste estilo nos Estados Unidos, sua chegada no Brasil e o transcorrer desta história, passando pontualmente pela Paraíba. A segunda parte traz as características instrumentais, musicais e os processos composicionais das Marching bands e suas derivações, co-relações e transformações feitas em nosso país. Na terceira parte, será tratado o impacto deste “novo” conceito de banda com a temática da “espetacularização”, entendido aqui como, os processos de apropriação e incorporação das manifestações culturais pela mídia e em movimento inverso, como os protagonistas das culturas, apropriando-se das novas tecnologias para reinventar os seus produtos culturais. Essas aproximações das culturas populares e midiáticas no mundo globalizado são cada vez mais intensas, resultam em trocas culturais, onde a aproximação destes mundos possibilita as negociações dialéticas, conflituosas e paradoxais mais importantes. Esta pequena apresentação vem tentar esclarecer um pouco desta troca em que todos podem ganhar ou perder, mas sempre há o “novo” como produto final a ser, ou não consumido.

O Autor:
Mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba (2010), sob a orientação da Profª. Dra. Alice Lumi Satomi, com a dissertação intitulada “Pra ver a banda passar”, uma etnografia da Banda Marcial Castro Alves. Bacharel em Música (trombone) pela UFPB (2006). Professor da rede municipal de ensino de João Pessoa, onde atua como regente, educador musical e instrumentista. Tem intensa atividade na área técnico-artística com o repertório de trombone, de banda marcial e musical. Faz parte do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos (UFPB), na linha Som e Territorialidade.