Orquestra de Tambores de Alagoas se apresenta no 4º Dia Percussivo

A Orquestra de Tambores de Alagoas se apresentará na última noite do 4º Dia Percussivo no domingo (02/10/11) no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O evento, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultural (FMC-FUNJOPE) acontece de 30 de setembro a 02 de outubro em parceria com a FUNESC. A Orquestra de Tambores é uma sintonia de ritmos, cores, timbres e sentimentos. Através de uma intensa pesquisa das raízes rítmicas afro-brasileiras e das manifestações folclóricas, o grupo apresenta um verdadeiro resgate de valores da cultura do nordeste do Brasil, integrado a fragmentos da música contemporânea e efeitos sonoros eletrônicos e experimentais. Desde 1989, o músico, artesão e coordenador da orquestra, Wilson Santos, vem pesquisando os ritmos afro-brasileiros. Porém, nos últimos sete anos, passou a direcionar suas pesquisas para a influência destes ritmos nas manifestações folclóricas nordestinas.

Dentro desse contexto surgiu a Orquestra de Tambores de Alagoas, em novembro de 2004, a partir da união de percussionistas experientes e alunos das oficinas de percussão e confecção de instrumentos ministradas por Wilson Santos. Os instrumentos utilizados nas apresentações são confeccionados artesanalmente pelos próprios integrantes do grupo. Além do resgate cultural, da pesquisa rítmica e da musicalidade, o grupo tem formado multiplicadores do processo de ensino das técnicas percussivas e da confecção de instrumentos artesanais em Alagoas o que por sua vez vem possibilitando a criação de novos grupos de percussão baseados nos ritmos brasileiros. Em 2010 foi contemplada com o Selo Cultura Viva pelo Ministério da Cultura, desenvolve atividades em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas e atualmente, e já foi selecionada duas vezes no Programa BNB de Cultura

Integrantes: Keu nandara: keuofjah, Cristiano Monteiro, Ygor Danilo, Arlindo Júnior, Dalmo Almeida, Robson Silva, André Silva, Idson Pitta, Cibelle Reygel, Danielle Lins, Vera Rodrigues, Wilson Santos, Danni Alves.

Para saber mais sobre o evento:
Twitter: @diapercussivo