Grupo Imburana se apresenta no 4º Dia Percussivo

 O Grupo Imburana estará se apresentando dia 01 de outubro de 2011 (sábado) às 19:40h no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rêgo dentro da programação do 4º Dia Percussivo. O evento, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) acontece de 30 de setembro a 02 de outubro em João Pessoa (PB) em parceria com a FUNESC. O Imburana é um grupo de danças e estudos da cultura popular brasileira.  Criado em outubro de 2006, na Universidade Federal da Paraíba sob orientação e coordenação do Prof. Dr. Marcello Bulhões, partiu das experiências e demandas dos alunos da Disciplina Danças Populares Brasileiras  ministrada por este professor, para na atualidade, afirmar-se  como grupo atuante no cenário da cultura popular paraibana.

Atualmente o grupo se constitui como projeto permanente de extensão universitária vinculado ao LEPEC-DEF-UFPB, com ensaios abertos ao público e gratuitos, nas dependências do ginásio de ginástica da UFPB, as segundas e quartas-feiras das 18h às 20h. O grupo aceita novos integrantes e espera sempre uma participação maciça das comunidades nas quais se apresenta. Através de estudos, visitas, cursos e participações diretas junto às manifestações da cultura popular, principalmente nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Maranhão, o Grupo Imburana tem como objetivos aproximar e divulgar a cultura popular em diferentes meios sociais, proporcionando e socializando informações textuais, artísticas e acadêmicas a respeito da diversidade da cultura popular brasileira, e em especial, a nordestina.

Nossa ação prática se dá por meio de apresentações de danças populares em espaços variados (públicos e/ou privados), apresentação de seminários, palestras, produção científica, e cobertura fotográfica e videográfica dos eventos e dos grupos de cultura popular.  Também fornecemos apoio institucional a grupos da cultura popular carentes de logística, divulgação e fomentoCom mais de 70 apresentações em distintos espaços públicos e privados e estados do nordeste do Brasil, nestes três anos e meio de trabalho, fomos selecionados recentemente em concurso nacional de difusão de danças populares brasileiras promovido pelo BNB em 2009 e 2010.

O espetáculo “COCOS e CIRANDAS DO NORDESTE BRASILEIRO” com música e dança ao vivo, baseia-se em 4 anos de pesquisas junto à grupos tradicionais e também conta com trabalhos coreográficos e composições próprias. A vibração, força, energia e alegria de nossas músicas e danças, são transmitidas ao público, que participa ativamente do espetáculo, dentro de una proposta político-artística de comunhão coletiva, onde público e artistas se mesclam, compartilhando saberes, alegria e arte.


INTEGRANTES: Elida Regina Silva de Lima, Amanda Sarmento de Araujo Nóbrega, Laila Alana Januario Alves, Cristiano Mendes Viana, Thercles de Araujo silva, Joana Darck Ribeiro silva, Marcello Fernando Bulhões Martins, Victor Chacon da Silva Pessoa, Barbara Carneiro da Silva, Emilia Danielle dos Santos, Joálisson Dias Cunha, Alexsandro Queiroz de Oliveira, Alexandre Guedes da Silva, juliana Felix Aguiar, Lorena Moraes Varella, Raquel de Lima Felipe, Ronaldo Moura, Luiz Diego Cunha Gomes, Samara de Lima Coqueijo, Semirames Marlexandra de Lima Coqueijo, Diego de Souza Canuto, Nyldete, Cinthya Daniely Santos Nascimento, Marcos Praxedes Alves da Silva, Marcos Vinicius de Brito da Silva, Edeuza da Cruz Ponte Molla.

Para saber mais sobre o evento:
Twitter: @diapercussivo