Grupo de Percussão PERCUMPÁ-UFRN se apresenta no 4º Dia Percussivo

O Grupo de percussão PERCUMPÁ-UFRN da cidade de Natal se apresentará no início da noite do dia 30 de setembro de 2011 (sexta-feira) dentro da programação do 4º Dia Percussivo. O evento acontecerá na cidade de João Pessoa no Espaço Cultural José Lins do Rêgo de 30/09 a 02/10 das 8h às 22h. O grupo  foi criado e é coordenado pelo Professor de percussão e bateria da UFRN, Prof. Cleber Campos. O grupo PERCUMPÁ-UFRN tem como especificadade a música instrumental exclusivamente percussiva com ênfase na prática interpretativa dos séculos XX e XXI. É formado por alunos de percussão dos cursos técnico, bacharelado e do Curso de Pós Graduação em Práticas Interpretativas em Música no Século XX e XXI.  Surgiu a partir da necessidade de execução deste repertório específico e da carência de grupos instrumentais voltados para esta formação bem como do gosto estético dos integrantes pela música contemporânea.

O grupo vem recebendo boa receptividade e aceitação do público principalmente pelo caráter inovador e performático de sua apresentação.  Nesta apresentação, serão interpretadas desde obras com técnicas expandidas para instrumentos como a marimba, até peças que utilizam instrumentos não convencionais, como isqueiros, requerendo black out do local de apresentação. A obra Head Talk é inusitada e escrita apenas  para peles de instrumentos. O repertório do grupo privilegia ainda obras brasileiras como a peça Mitos Brasileiros (Ney Rosauro) e Coaxos (César Traldi). Os cinco movimentos desta peça retratam diferentes seres mitológicos do folclore brasileiro como o Uirapuru, a Iara, o Curupira, o Saci, a Mula-sem-cabeça. Vários instrumentos incomuns são usados para dar a cada movimento uma cor especial, e uma abordagem um pouco teatral é necessária em alguns pontos. Um trabalho cheio de surpresas e momentos humorísticos exótico que vai encantar qualquer público.

Integrantes: Cleber Campos (coordenador), Eliel Espíndola, Pedro Freire, Kléber Moreira, Maíra Soares, Wênia Xavier, Felipe Eduardo.