Das Origens Divinais ao Nascimento do Frevo: Evoé Carnaval! Palestra com Germanna Cunha no 4º Dia Percussivo

A percussionista e professora Germanna Cunha estará apresentando uma palestra/seminário na manhã do dia 30 de setembro de 2011 (sexta-feira) durante as atividades do 4º Dia Percussivo. O evento, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura, acontecerá de 30 de setembro a 02 de outubro das 8h às 22h com todas atividades gratuitas. Em parceria com a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) será realizada a Palestra "Das origens divinais ao nascimento do frevo: Evoé Carnaval!"

O frevo, considerado um dos gêneros musicais mais representativos da cultura pernambucana, é o tema deste seminário. A história aqui apresentada retrata desde a origem do próprio Carnaval, festejo que lhe serviu de berço, ao surgimento desta música centenária. “Em Pernambuco, o frevo invade os espaços, espreita os becos, aboleta-se nos sobrados, aquartela-se nos mocambos. O frevo é de todos. Promove a união das massas, a igualdade entre os homens. Faz lembrar ao Carnaval a sua verdadeira identidade, ‘é a hora e a vez do povo’, ‘é a paixão braba do povo brasileiro’. E da onda que arrasta as massas pelos reinados de Momo, ecoa o frevo mestiço, monumento cultural de pernambucanidade: Evoé!”
Este seminário contará com a participação de alunos da classe de canto da EMUFRN sob a coordenação da profª Cláudia Cunha e do Grupo de Percussão da EMUFRN sob a coordenação da profª Germanna Cunha

Participações Especiais:
Cantores: Artemisa Andrade, Cláudia Roberta de Oliveira Cunha, Gueidson Pessoa, Nadja Paiva, Tércia Maria de Souza Silva, Venícius Alves Viana. Grupo de Percussão da EMUFRN: Diogo Botelho de Souza, Eliel de Oliveira Espíndola, Edmilson Drebes da Silva, Felipe Eduardo Barbosa, Hyram Henrique Cruz de Castro, João Paulino Filho, José Pedro dos Santos Neto, Kléber da Silva Moreira, Leandro Luiz Claudino Pinheiro, Leonardo Pereira Santos da Silva, Maíra Soares Cabral, Pedro Henrique Machado Freire, Valdo Teixeira dos Santos.Contrabaixo: Ramon Bezerra da Silva

GERMANNA CUNHA

Iniciou seus estudos na Escola de Música da UFPB, onde obteve o título de Bacharel em Música. Em 2002, obteve o grau de Mestre pela UNICAMP e em 2009 ingressou no doutorado em música pela UNIRIO.  Participou de diversos Encontros e Festivais de música pelo país e atuou na gravação de Cds de artistas como Orquestra Sinfônica da Paraíba, Metalúrgica Filipéia, Madrigal da UFRN, Orquestra Sinfônica do RN, Orquestra Filarmônica N/NE, Orquestra Sinfônica de São Mateus, Eli-Eri Moura, Sivuca, Sexteto Potiguar, Orquestra do Maestro Vilô, entre outros. Ministrou oficinas em encontros e seminários a exemplo do V Fórum de Bandas realizado durante o XI FENARTE – PB (2005), 1º e 2º Encontros de Música Instrumental do Cariri – PB (2004 / 2006), Seminário Nacional de Bandas de Música – RN (2006), VI FEMUL – SE (2006), o II Festival de Música de Câmara do Centro Sul e Vale do Salgado – CE (2007), Painel de Bandas da FUNARTE - Cuiabá (2009). Em 2010 participou do Projeto Cultural de Formação – Músicos de Bandas de Música, FUNARTE/FUNDARPE capacitando percussionistas. Desde 2007 é professora de percussão no Projeto Bandas de PE do Conservatório Pernambucano de Música. Atualmente é timpanista na Orquestra Sinfônica da Paraíba, integrante do Grupo de Percussão do Nordeste, Camerata Arte Mulher, Orquestra Sanhauá e Sexteto Potiguar. Desde 1994 é professora de percussão da Escola de Música da UFRN, além de coordenar o Grupo de Percussão, o Sexteto Potiguar e participar dos projetos da Big-Band Jerimum Jazz e Big-Band Jovem.

Para saber mais sobre o evento:
twitter: @diapercussivo