Grupo Confirmado: Taiko - Tambores Japoneses da Associação Cultural Brasil Japão

O Taiko é um instrumento de percussão e está presente na história japonesa há pelo menos 1500 anos, cuja superfície é confeccionada com couro de animla. A palavra taiko significa "grande tambor" em japonês. Em seus primórdios, era destacado como uma forma de comunicação entre comunidades rurais e também seervia como demarcador de áreas, limitando certz região de acordo com o espaço onde fosse audível o som dos tambores. Ao longo da história, o taiko é uma forma de expressão cultural. Podia ser utilizado para motivar tropas, para agradecimentos pelas boas colheitas nas cerimônias religiosas. entre outros. Contudo após a segunda guerra mundial a sua função social sofreu uma grande mudança sendo hoje, quse que exclusivamente encontrado em festividades de cunho artístico.

O Grupo Taiko surgiu em 2007 com o intuito de tazer aspectos da cultura japonesa para a Paraíba sendo o Taiko um dos símbbolos maiores da cultura nipônica. O grupo apresentou-se pela primeira vez na III Feira Cultural da Associação Cultural Brasil Japão da Paraíba (ACBJ-PB). No mesmo ano apresentou-se no 1º Dia Percussivo e no IV Encontro Nordestino de Percussão em João Pessoa. Participou de lá para cá também em feiras nas cidades de Recife (PE) e Natal (RN) e em festivais como o Festival de Manga do RPG e Cultura nas cidade de Recife (PE) e Campina Grande (PB). Participou ainda do 2º Dia Percussivo no ano de 2009.

Para Alice Lumi, sua coordenadora, pode-se resumir o significado do taiko em “possibilidade de tocar com energia, entusiasmo, disciplina e alegria, compartilhando um sentimento de coletividade, em contraposição à tendência apática, desordenada, estressante e individualista do mundo contemporâneo”.

INTEGRANTES:

Alice Lumi Satomi
Mayara Yuri Satomi Farias
Rafaela de Souza Machado

Marcos arakaki

Mariane Fernandes