Grupo Confirmado: Projeto Tamborete

 Os tambores estão presentes na cultura dos diferentes povos desde os primórdios da humanidade, no intuito de celebrar ou transmitir suas mensagens. Os "xamãs" ou "pajés" indígenas e os "ogans" africanos sempre fizeram uso das sonoridades percussivas na busca de elevação espiritual. Os nordestinos herdaram dos mouros o ZABUMBA e o incorporaram em suas canções. A cultura do forró se solidificou no século passado através da musicalidade de dois principais nomes: Luiz Gonzaga ( O Rei do Baião ) e Jackson do Pandeiro ( O Rei do Ritmo ).
            Se constituindo no primeiro grupo de zabumbas do Brasil, o Projeto Tamborete existe desde Março de 2008 e oferece aulas gratuitas para todos que mesmo que não saibam tocar, estejam dispostos a aprender. O Tamborete visa inicialmente constituir um grupo de percussão formado por 50 zabumbeiros, tocando e cantando em uníssono, em uma só batida. As práticas rítmicas aliadas à Musicoterapia proporcionam a interação entre pessoas de diferentes idades, a descoberta de novos talentos e a inclusão social, trabalhando em todos os participantes suas potencialidades e revigorando, em cada ser humano, a auto-estima ( energia poderosa no combate às drogas e à criminalidade ). Fazendo uso da versatilidade do zabumba, o Projeto Tamborete re-transmite as sonoridades do xote, baião, coco, arrastapé, xaxado, maracatu, ciranda, samba, etc, sem negar as influências contemporâneas da música eletrônica e dos outros ritmos do mundo, tocando músicas autorais e de artistas como Silvério Pessoa, Alex Madureira, Escurinho, Chico César e, é claro que não poderiam faltar, de maneira alguma, músicas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.
           
Tal intervenção na comunidade levará ao público a oportunidade de experimentar, de descobrir e de criar, transparecendo originalidade e despertando o envolvimento de pessoas indiretamente ligadas às oficinas, ou seja, pais, professores e poder público. Dessa forma os aprendizes do Projeto Tamborete poderão utilizar suas novas aptidões em atividades profissionais, tornando-se multiplicadores da linguagem musical e da cultura popular.

INTEGRANTES:
Ely Porto Bezerra
Diego Justino Franklin Chacon
Luana Silva Lima
Silvia Xavier da Costa Martins
Pedro Brito de Souza
Lue Maia Bezerra
Márcio de Paula Aguiar
Carlos Eduardo Paulino Soares
José Thiago Marques Guimarães