3º Dia Percussivo está no ar!

O 3º Dia Percussivo é uma continuação dos eventos “1º Dia da Percussão” (2007) e “2º Dia Percussivo” (2009) e tem o intuito de incluir a cidade de João Pessoa (e consequentemente o nordeste) na produção musical nacional que envolve essas duas categorias instrumentais. - a percussão e a bateria. O 3º Dia Percussivo é um projeto inédito em João Pessoa e ousado pela tentativa de reunir grupos com as mais variadas características (erudita, popular e bateria) que possuem boas propostas e trabalham isoladamente no nosso contexto.

            Justifica-se por ser uma importante contribuição para a área de música, em especial da bateria e da percussão, uma vez que, apesar desse crescimento na área nos últimos 10 anos, os eventos relacionados ainda são escassos e quando acontecem são tímidos e limitados em relação aos recursos, produção e logística comparados aos de outras capitais do país. A realização de um projeto dessa natureza (cultural na área de música) proporcionará aos músicos paraibanos capacitação e aperfeiçoamento com palestras, intercâmbio com músicos, alunos e professores de música.  Além disso, o projeto chega para incrementar a produção cultural de João Pessoa divulgando o trabalho artístico dos grupos paraibanos e incentivando e valorizando a produção musical local. O projeto se propõe também a estimular a reflexão crítica a partir do debate sobre temas relevantes para o cenário musical brasileiro contemporâneo.

            O 1º Dia da Percussão aconteceu em 2007 com a participação de grupos como o de tambores japoneses TAIKO, o grupo Nação Maracahyba, o Grupo de Percussão da UFPB, o Percussons, o Projeto Café com Pão e os recitais solo dos percussionistas Ismark Nascimento e Pedro Freire. Nesta oportunidade pudemos contar com a bailarina Kilma Farias e o percussionista João Cassiano falando sobre a comparação dos ritmos orientais e brasileiros. Também tivemos a participação dos alunos apresentando seminários sobre a História da Percussão.

O 2º Dia Percussivo aconteceu no dia 8 de dezembro de 2009 na Estação Cabo Branco - Ciências, Cultura e Artes com o apoio da FUNJOPE, SEBRAE, SINDIFISCO, AFRAFEP, SINTESPB, CCHLA/DEMùs-UFPB e EMAN. Nesta edição, foram acrescentados o I Concurso de Percussão Odair Salgueiro (fundador do Curso de Percussão da UFPB – in memorian) e, a XV Audição de Percussão da Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN). O encontro teve ainda a apresentação de seminários relacionados à área, além da apresentação de diversos grupos de bateria, percussão popular e erudita, numa mostra dos grupos que tem atuação efetiva na cidade e vêm desenvolvendo ampla produção artística.

O 3º Dia Percussivo, previsto para realizar-se em dezembro de 2010, dando continuidade às edições anteriores, promoverá o II Concurso de Percussão Odair Salgueiro, apresentações de seminários, oficinas e de diversos grupos na área em atuação efetiva na grande João Pessoa. 

 Já estão confirmados para o 3º Dia Percussivo até o momento: Orquestra de Berimbaus do Grupo Capoeira Angola Comunidade, Grupo de Percussão da EMAN “Percussons”, Alunos de bateria do IFPB, Projeto Tamborete, Duo Repercutindo,  Banda Marcial Castro Alves, Banda Marcial Ivanilda Ramalho, Trio Atrás da Cantina (RN) e Grupo Baticumlata (EMLUR).

Uma das atividades do evento é o III Concurso de Percussão Odair Salgueiro que tem como objetivo estimular uma competição saudável entre os músicos inscritos, tendo a premiação como um dos estímulos ao estudo. Odair Salgueiro foi o 1º professor do Curso de Bacharelado em Percussão da UFPB, responsável por boa parte dos profissionais da área que estão atuando no nordeste.