Resumo de Seminário - 2º Dia Percussivo

Novas Demandas no Bacharelado em Percussão da UFPB

Por: Wênia Xavier de Medeiros

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada em João Pessoa com graduandos do curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com habilitação em Percussão, matriculados no semestre 2008.2. A pesquisa busca compreender o perfil dos ingressos no curso em relação ao início da formação musical, motivação para ingresso no curso e atuação profissional atual. Foram utilizados pesquisa bibliográfica, levantamento documental e questionário como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa teve como alicerce estudo bibliográfico relacionado às áreas de Educação Musical e áreas afins. A partir dos resultados obtidos percebeu-se uma inadequação do Curso, de uma forma geral, frente à realidade das novas demandas do mercado de trabalho. Apesar dos resquícios do modelo conservatorial, utilizando um ensino mais “tradicional”, com prática de repertório erudito e, por sua vez, a importação de métodos europeus e americanos, o curso de Percussão vem tentando se adequar à nova realidade da Educação Musical brasileira, consolidando em suas políticas pedagógicas e, principalmente no conteúdo desenvolvido, realidades musicais mais amplas, abrangentes e flexíveis. Por fim, uma possível resposta para atender a esta demanda de bateristas e percussionistas populares é encontrada no Curso Superior de Formação Específica em Música Popular da UFPB, implementado no segundo semestre de 2009.