Regulamento do I Concurso de Percussão Odair Salgueiro - 2º Dia Percussivo

ATENÇÃO INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 25/11/09 (QUARTA-FEIRA)

Regulamento do I Concurso de Percussão Odair Salgueiro
Nesta 2ª edição do Dia Percussivo, daremos início ao Concurso de Percussão Odair Salgueiro.
I – DO HOMENAGEADO
Odair Gomes Salgueiro (São Paulo-SP, 08/12/1950 – João Pessoa-PB, 30/06/2001) foi percussionista, contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Foi o 1º professor de percussão da Universidade Federal da Paraíba. Estudou percussão com Cláudio Stephan no Conservatório Musical do Brooklin Paulista - CMBP. Foi fundador com outros nomes da percussão brasileira (Carlos Eduardo Tarcha, Elizabeth Del Grande, Djalma Colaneri, Javier Calviño, Mario Frungillo, Osmar da Cunha e Paulo César Gomes) do Grupo de Percussão do CMBP, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1973.
Participou como percussionista em concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmera da Universidade de São Paulo, entre outras. Foi timpanista da Orquestra Filarmônica de São Paulo (1975), professor do Conservatório Musical do Brooklin Paulista (1975), das Faculdades Integradas Alcântara Machado - FIAM (1979) e do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba -UFPB até 2001 e timpanista da Orquestra Sinfônica da Paraíba -OSPB (1979-1994). Na música popular, participou das temporadas brasileiras das Orquestras de Burt Bacharah, Ray Connif, Shirley Bassey e nas Orquestras da TV TUPI e TV Bandeirantes.
II – DO OBJETIVO
O Concurso de Percussão Odair Salgueiro tem como objetivo estimular uma competição saudável entre os músicos inscritos, tendo a premiação como um dos estímulos ao estudo.
III - DOS CANDIDATOS
Poderão se inscrever brasileiros ou estrangeiros, de 15 a 25 anos de idade. No caso de o concursado ter menos de 18 anos, o responsável deverá assinar a ficha de inscrição e se responsabilizar pelas informações que nela constarem.
IV - DA ORGANIZAÇÃO
O Concurso de Percussão Odair Salgueiro é uma realização do Projeto 2º Dia Percussivo através do Blog Paraíba Percussiva e Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN).
V - SELEÇÃO PRÉVIA
A seleção dos 5 percussionistas finalistas será feita através de material solicitado no ato da inscrição.
VI – TAXA DE INSCRIÇÃO
A inscrição será feita de forma gratuita.
VII – MATERIAL SOLICITADO PARA INSCRIÇÃO

  • GRAVAÇÃO:
    O candidato deverá gravar um solo de percussão (teclados, caixa, múltipla percussão, bateria ou tímpanos) de livre escolha até 5 minutos. A Gravação solicitada deverá ser enviada em DVD ou CD. Não será aceita outra forma de registro.

    • DOCUMENTOS
    - Cópia do RG
    - Cópia do CPF..
    - Foto 3x4.
    - Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. Não será aceito o material com a ficha de inscrição com dados incompletos ou sem assinatura.
    - Cópia da partitura da obra executada.
VIII – ENVIO DO MATERIAL
O material deve ser enviado pelos Correios para:
- I Concurso de Percussão Odair Salgueiro
Rua Arcôncio Pereira da Silva, 221 – Mandacaru – João Pessoa – PB – 58027-095

O material também poderá ser enviado pelos correios ou entregue de segunda a sexta-feira das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h na:
Escola de Música Anthenor Navarro
Rua Abdias Gomes de Almeida,nº 800 – Tambauzinho–João Pessoa–PB–58010-970
IMPORTANTE!
A inscrição será efetivada mediante o recebimento de todo o material solicitado, valendo como data limite de postagem a mesma de encerramento das inscrições. Materiais postados após a data de inscrição serão automaticamente desclassificados.
IX - PRAZO DE INSCRIÇÃO
Início: 30 de outubro de 2009
Término: 20 de novembro de 2009
X – RESULTADO
A produção do concurso entrará em contato com os finalistas por e-mail ou telefone, comunicando sua seleção. A divulgação dos percussionistas finalistas também será publicada no site oficial do 2º Dia Percussivo.
XI – SOBRE OS CLASSIFICADOS
Os candidatos devem comparecer ao local de apresentação com 01 hora de antecedência para confirmação de apresentação. A peça a ser executada é a mesma que foi enviada para a inscrição.
XII – JULGAMENTO
Os nomes dos jurados serão revelados somente no dia do concurso. Os itens analisados serão: musicalidade, performance e técnica. A banca julgadora será composta por professores e músicos de diferentes instituições em João Pessoa.
XIII – PREMIAÇÃO
A premiação será
1º Lugar – 1.000,00 (Hum mil reais bruto)
2º Lugar – 800,00 (Oitocentos reais bruto)
3º Lugar – 500,00 (Quinhentos reais bruto)
XIV - DA APRESENTAÇÃO

  • Cada percussionista finalista poderá participar das demais atividades do 2º Dia Percussivo.

    • Estarão à disposição dos finalistas para a apresentação os seguintes instrumentos: um xilofone, um vibrafone, uma marimba em lá, quinteto de tímpanos e bateria completa (levar ferragens e pratos).
XV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os finalistas ficam cientes de que:

  • A veracidade das informações contidas na ficha de inscrição são de responsabilidade do candidato.

  • A organização não se responsabiliza por quaisquer despesas que os finalistas venham a ter em decorrência da participação no 2º Dia Percussivo, como transporte, hospedagem e alimentação.

  • As notas atribuídas pelos jurados não serão divulgadas ou contestadas. Apenas a nota final será divulgada.

  • A organização decidirá sobre a apresentação de problemas não citados neste regulamento.

  • Qualquer dúvida sobre o conteúdo deste regulamento deverá ser esclarecida diretamente com a produção, responsável pela realização do evento e que garantirá a veracidade da informação solicitada. Para entrar em contato:
Wênia Xavier de Medeiros
Fone (83) 8660 2308
E-mail: www.paraibapercussiva.blogspot.comwenia2@yahoo.com.br

2º Dia Percussivo
Fone (83) 8660 2308 - Wênia ou (83) 8865 1909 - George
E-mail: www.diapercussivo.blogspot.comdiadapercussao@yahoo.com.br

A inscrição no Concurso de Percussão Odair Salgueiro implica na aceitação dos termos deste regulamento.

João Pessoa, outubro de 2009.