A Escola de Música ANthenor Navarro (EMAN)



A Escola de Música Anthenor Navarro é uma referência e tradição no campo do ensino da música clássica. Foi fundada em 1931 pelo maestro paraibano Gazzi de Sá (1901-1981) no edifício Presidente João Pessoa (popularmente conhecido como "18 andares"), no centro da Capital paraibana. Por essa época, chamava-se Instituto Superior de Educação Musical e era uma escola particular a nível universitário - a única existente na Paraíba daquela época.
Como era a única escola de música do estado, o interventor (como era denominado o governador no período da Revolução de 1930) Anthenor de França Navarro, que gostava de música clássica, saía do Palácio da Redenção todas as tardes e ia para a escola - ou o chamado conservatório - para ouvir a música dos alunos d maestro Gazzi de Sá.
Em 1952, o instituto foi integrado ao Governo do Estado e passou a chamar-se Escola de Música Anthenor Navarro, em homenagem ao interventor do Estado falecido no dia 26 de abril de 1932, em um acidente de avião.
Em 1983, quando a Funesc era presidida pela professora Giselda Navarro Dutra, a Escola de Música Anthenor Navarro instalou-se no Espaço Cultural José Lins do Rego com o nome de Instituto Superior de Educação Musical Escola de Música Anthenor Navarro, onde funciona até hoje.
Tinha a função de escola de nível superior e de 2º grau, mas o Instituto Superior foi desativado quando do surgimento do Curso de Musica do Departamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos anos 1980, restando à Anthenor Navarro apenas o funcionamento enquanto escola. Qualifica alunos em nível de segundo grau.
Mas ainda hoje, a Escola de Música Anthenor Navarro continua sendo a maior referencia no ensino e preparação de alunos, tanto para integrarem orquestras como para vestibulares em Musica.